quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Herta Müller

Herta Müller é uma escritora romena nascida em Nitzkydof, no ano de 1953. Sua família é de origem alemã e de escritores como Oskar Pastior. Desde jovem se dedica aos estudos de filologia germânica e romena. Venceu o prêmio Nobel de Literatura em 8 de outubro de 2009, sendo a 12ª mulher a receber o prêmio.
Herta Müller estreou na literatura em 1982, com uma coletânea de contos sob o título “Niederungen”, obra que foi censurada pelo governo de seu país. Em 1984, este livro foi lançado na Alemanha, e alcançou grande sucesso.
O seu segundo livro, “Oppresive Tango”, também sofreu censura do governo do ditador Nicolae Ceaucescu , na Romênia, o que forçou o exílio de Herta e seu marido na Alemanha em 1987. A partir de então, passou a morar em Berlim.
Antes de se lançar como escritora, chegou a perder o seu cargo de tradutora numa fábrica de máquinas por ter se negado a colaborar com o serviço secreto do governo comunista. No entanto, na Alemanha, suas obras foram elogiadas e premiadas.
No Brasil, antes de sua premiação no Nobel de Literatura, só havia sido publicado um livro de Herta Müller, cujo título “O Comprimisso” foi lançado em 2004, com tradução de Lya Luft. A obra literária de Herta Müller é considerada uma combinação de linguagem especial, uma escritora fenomenal que cresceu se sentindo estrangeira em seu próprio país.


Fontes:http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u635208.shtmlhttp://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL1333755-7084,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário