terça-feira, 30 de março de 2010

John Boyne


John Boyne (nascido em 30 de abril de 1971) é um romancista Irlandês.
Ensinou língua inglesa no
Trinity College, e Literatura Criativa na Universidade de East Anglia, onde foi galhardoado com o prêmio Curtis Brown. Já escreveu cinco romances e está escrevendo (em 2007) o sexto, assim como uma quantidade de contos que foram publicados em várias antologias e transmitidos por rádio e televisão. Seus romances foram publicadas em 29 idiomas. The Boy in the Striped Pyjamas é um "mais vendido" em Nova York e uma adaptação para o cinema começou a ser filmada em abril de 2007. Boyne reside em Dublim.

Bibliografia:


Novelas:


Premiações:

1995 Vencedor do Prêmio Curtis Brown.
2004 Crippen - colocado na lista de Hughes & Hughes para o Prêmio do Livro Irlandês do Ano.
2006 The Boy In The Striped Pyjamas - colocado na lista do Prêmio do Livro Britânico, Prêmio do Border's New Voices, Prêmio do Livro Infantil de Ottakar, Prêmio Literário Paolo Ungari (Itália), Prêmio do Livro Irlandês do Ano, Prêmio Berkshire Book, Prêmio Lancashire Booke do Prêmio do Livro Infantil de Sheffield.
2007 The Boy In The Striped Pyjamas - entrou na lista extensa para a Medalha de Carnegie.
2007 The Boy In The Striped Pyjamas - Vencedor de duas premiações do Livro Irlandês: Seleção Popular do Livro do Ano ("People's Choice Book of the Year") & Livro Infantil do Ano ("Children's Book of the Year"); na lista reduzida para uma terceira premiação, como romance do ano. Vencedor do prêmio Bisto de Livro Infantil do Ano.
Fontes:

Rosa Cleide Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário