quarta-feira, 19 de maio de 2010

Carlos Augosto de Figeiredo Monteiro

Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro (Teresina, 23 de março de 1927) é um dos principais geógrafos e climatologistas brasileiros. Sua tese de livre-docência Teoria e Clima Urbano (1975) é um marco nos estudos da climatologia geográfica. Doutor (1967) e Livre-Docente (1975) em Geografia pela USP (Universidade de São Paulo) em 1967 e Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas dessa mesma universidade, ele é considerado o pai da análise rítmica, método de análise amplamente utilizado nos estudos de climatologia geográfica.


Carreira:

Formou-se em Geografia e História em 1950, na Faculdade Nacional de Filosofia, da antiga Universidade do Brasil, a atual UFRJ. Desde então tem sido incansável educador e pesquisador, autor de numerosas obras que lhe consagraram personalidade de renome na Geografia brasileira e internacional. De 1951 a 1953, na França, foi estagiário do Laboratório de Geomorfologia da École Pratique de Hautes Études e do Laboratório de Sedimentologia da École Nationale d'Agronomie.
De volta ao Brasil, foi professor de Geografia Física de 1955 a 1959 na Faculdade Catarinense de Filosofia, que hoje integra a
UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em Florianópolis. De 1960 a 1964, lecionou a mesma disciplina na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, que deu origem aos atuais Instituto de Biociências e Instituto de Geociências e Ciências Exatas, ambos do campus de Rio Claro da Unesp (Universidade Estadual Paulista).
De 1966 a 1967 foi professor de Geomorfologia do Instituto de Ciências da
UnB (Universidade de Brasília). Em 1968, transferiu-se para o Departamento de Geografia da USP, onde lecionou diversas disciplinas de Geografia Física até sua aposentadoria em 1987 (Introdução à Geografia Física, Fundamentos de Climatologia, Climatologia Sistemática e Regional, Fisiologia da Paisagem, Geomorfologia Climática e Litorânea, Climatologia Agrária, Climatologia Urbana, Conservação dos Recursos Naturais, Biogeografia e Geomorfologia Estrutural).
Entre os anos 1982 a 1983, Carlos Augusto foi professor visitante no Japão, na Universidade de Tsukuba.
Entre 1987 e 1990, depois de aposentado da USP, ele foi professor dos cursos de Pós-Graduação em Geografia das Universidades Federais de Santa Catarina (
UFSC) e de Minas Gerais (UFMG).
Em 2000 recebeu o título de
Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Atualmente o
professor Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro vive na cidade de Campinas, estado de São Paulo.


Livros publicados:

MONTEIRO, CARLOS. A. F. Geografia Sempre - O homem e seus mundos. Edições Territorial, 2008.
MONTEIRO, CARLOS. A. F. A questão ambiental na Geografia do Brasil. Florianópolis: Editora da UFSC, 2003. 49 p.
MONTEIRO, CARLOS. A. F. . O mapa e a trama - ensaios sobre o conteúdo geográfico em criações romanescas. Florianópolis: Editora da UFSC, 2002. 242 p.
Para comprar
MONTEIRO, CARLOS. A. F. ; MENDONCA, F. . Clima Urbano. São Paulo: Contexto, 2002. 192 p.
MONTEIRO, CARLOS. A. F. . Geossistemas - História de uma procura. São Paulo: Editora Contexto, 2001. v. 01. 154 p.
MONTEIRO, CARLOS. A. F. . O Estudo Geográfico do Clima. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999.
v. 01. 71 p.
MONTEIRO, CARLOS. A. F. . Tempo de Balaio - uma sinopse da evolução histórica do Piauí a partir da situação vigente no meado do século XIX, após a consumação da Guerra dos Balaios, quando da mudança do capital. Edição Piloto do Autor, 1993. 339 p.
MONTEIRO, CARLOS. A. F. . Rua da Glória. Edição Piloto do Autor, 1993. 1520 p.
MONTEIRO, CARLOS. A. F. . Clima e Excepcionalismo - conjecturas sobre o desempenho da atmosfera como fenômeno geográfico. Florianópolis: Editora da UFSC, 1991. v. 01. 239 p.




Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Augusto_de_Figueiredo_Monteiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário