terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Andrés Neuman Galán


Andrés Neuman Galán ( Buenos Aires , 28 de janeiro de 1977 ) é um escritor , poeta e colunista espanhol - Argentina .

Biografia:
Filho de músicos de exilado (mãe violinista e oboísta pai era judeu alemão ), nascido na Argentina , cuja legislação preserva, e naturalizado espanhol . A história fictícia de sua família, a infância na Argentina e ascendência européia pode ser lido em seu livro Depois da Argentina. Aos quatorze anos, ele se mudou para a cidade de Granada . Lá, ele obteve uma licenciatura em Estudos Hispânicos da Universidade , ele estudou doutorado e lecionou literatura americana . Ele trabalhou como colunista em diversos meios de comunicação na Espanha e América Latina. Foi escritor de quadrinhos no jornal Ideal de Granada , em colaboração com Kicus artista em uma série de tiras semanais, intitulada A calma . Atualmente, ela escreve regularmente em suplementos culturais Abcd , o jornal espanhol ABC, e Ñ , o jornal argentino Clarín.

Como em 1994 , muito jovem ainda, torná-los disponíveis no concurso nacional de contos "Os Novos Alfaguara , tem atraído uma quantidade significativa de prêmios e prêmios literários de poesia e narrativa. Estes incluem Hyperion Prémio de Poesia pelo livro " O slide , o Prémio Primavera romance, que foi declarada finalista em 2002 com vida nas janelas , ou Herralde Prêmio , que foi declarado como finalista em duas ocasiões: 1999 com seu primeiro romance célebre, Bariloche , e em 2003 com a Argentina uma vez . Em março 2009 venceu o XII Prêmio Alfaguara de ficção com O viajante do século. Este trabalho foi escolhido como um dos cinco melhores romances do ano em espanhol, tanto na votação solicitada pelo jornal El Pais 50 críticos e jornalistas, como no suplemento cultural do jornal El Mundo.

É notável trabalho relacionados com a história curta . Além de seus três livros de contos , apêndices incorporando teóricos de gênero, ele atuou como coordenador do projecto Resistência pequena , uma tetralogia sobre a história real escrita em castelhano , editado pela espuma Pages. Também o prefácio do livro de Horacio Quiroga histórias loucas de amor e morte para o editorial Menoscuarto.

Em 2007 , por um voto chamado pelo Hay Festival eo Bogotá Capital Mundial do Livro , foi escolhido entre os autores mais notáveis jovens nascidos na América Latina , sendo incluídos na seleção de Bogotá-39. Entre os muitos comentários que ele ganhou o seu trabalho, chamar a atenção que ele dedicou Roberto Bolaño , em seu livro de ensaios, entre parênteses.

"Tocados pela graça. Nenhuma bom leitor vai perceber em suas páginas que só é possível encontrar na literatura de alto nível, que os poetas que escrevem é verdade. A literatura do século vinte-primeiro irá pertencer a Neuman e alguns de seus parentes ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário