sábado, 12 de março de 2011

12 de Março: Dia do Bibliotecário

12 de março: Dia do Bibliotecário:
O bibliotecário é o profissional que trabalha com a informação. As áreas onde pode atuar são amplas e diversificadas, incluindo bibliotecas, centros e serviços de informação que podem ser públicos ou privados.
Cabe a esse profissional tornar a informação acessível aos usuários que necessitam de fontes para suas pesquisas, estudos, trabalho, entretenimento e tantas outras finalidades.
A profissão é regulamentada por legislação específica, que assegura o seu exercício por pessoal graduado e devidamente registrado no Conselho Regional de Biblioteconomia. Cabe ao Conselho Federal coordenar e orientar as atividades dos 14 conselhos no Brasil, compondo assim o Sistema CFB/CRB.
As atividades desempenhadas consistem em utilizar métodos e técnicas baseados em padrões internacionais para processar essa informação e assim possibilitar a sua recuperação. O uso desses padrões é necessário para que o acervo existente em determinado local possa ser acessado pelos interessados, tanto de forma presencial, quanto remotamente. Nesse sentido, o desenvolvimento da informática e das tecnologias de comunicação contribui, decisivamente, para que o trabalho do bibliotecário seja facilitado, por meio do emprego de ferramentas que permitem maior velocidade e eficácia, assegurando melhores resultados.
A principal atividade do bibliotecário é atender pessoalmente aos usuários e assim melhor compreender suas necessidades e interesses. Quanto maior o conhecimento do público alvo, melhores serviços podem ser oferecidos. E esse é um diferencial nas atividades desse profissional, que alia as técnicas às relações humanas e executa assim um trabalho completo e complexo.
O cunho social da profissão apresenta uma faceta do bibliotecário como agente transformador da realidade, na medida em que há sua contribuição em ações que podem representar o resgate da cidadania da população de menor nível socioeconômico. Como exemplo, temos as bibliotecas públicas e comunitárias.
No âmbito da educação, descortina-se uma vasta gama de atuação do bibliotecário que se insere na realidade do ensino, desde a fase infantil até a universitária. Na biblioteca escolar se dão os primeiros contatos do estudante com as inúmeras possibilidades de ampliação dos conteúdos apresentados em sala de aula. Nesse cenário, o bibliotecário atua em conjunto com professores e com toda a comunidade escolar para servir como mediador entre as fontes de informação e o aluno, por meio da inserção da biblioteca no projeto pedagógico da escola e representando a porta de acesso ao mundo do conhecimento a todos esses usuários.
A inexistência de biblioteca na escola é inadmissível, porém essa é a realidade brasileira. Ante esse quadro de carência, o Sistema CFB/CRB trabalhou pela aprovação da Lei nº 12244/10, que determina a universalização da biblioteca escolar e garante a presença do bibliotecário.
Com o advento dessa legislação, os diagnósticos apontam para uma vacância de cerca de 170 mil postos para bibliotecários no ensino público no Brasil. Visando suprir essa deficiência, o Sistema CFB/CRB firmou convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB Capes/MEC) para oferta do curso de Biblioteconomia na modalidade a distância, a fim de possibilitar que especialmente os alunos residentes fora das grandes cidades onde são oferecidos os cursos presenciais possam vir a ingressar.
Diante de tantos desafios, é com grande alegria que o Sistema CFB/CRB cumprimenta os bibliotecários em seu dia, pois são esses os profissionais que têm uma missão tão ampla e tão importante para a sociedade.
Texto de Nêmora A. Rodrigues, presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, enviado ao Jornal Virtual.E-mail: cfb.presidente@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário