segunda-feira, 6 de junho de 2011

Agenda Literária: Toni Brandão - 09 de Junho de 2011


O escritor Toni Brandão é um dos preferidos da garotada e dos educadores do Brasil por sua competente facilidade de comunicação com o público e pela adequação dos temas que aborda em seus livros para o melhor entendimento do universo dos pré-adolescentes e adolescentes. Em sua nova coleção, lançada por um selo próprio (A Caixa Verde), Toni parte do triângulo amoroso formado por Pedro, Isabela e Zoé (O Garoto Verde) e do sucesso de uma banda de rock formada por Pedro e seus amigos (Os Recicláveis! e Os Recicláveis 2.0!) para plantar a semente de três divertidas e reflexivas histórias de amor, amizade, ética, cidadania, respeito às diferenças étnicas e comportamentais, responsabilidade e inclusão social, violência, bulliyng... e outros importantes temas que fazem parte do cotidiano atual e determinam o comportamento dos garotos e garotas de qualquer lugar do mundo. Amor + amizade sustentabilidade +bullying ética + cidadania
entretenimento +educação banda de rock+Inclusão social música + tecnologia Diferenças culturais.

“É possível se divertir e refletir ao mesmo tempo!”

Toni Brandão:
O Garoto Verde
parte do agitado triângulo amoroso formado pelo garoto Pedro (superecológico sem ser chato, bonitão e descolado), Isabela (uma garota linda, forte e extremamente mimada e consumista) e Zoé (a garota mais ecológica e naturalmente linda da escola onde o trio estuda) para traçar um painel comportamental e contemporâneo sobre garotas e garotos urbanos de qualquer parte do mundo; discutindo temas como amor, amizade, sustentabilidade, sexualidade, ética, cidadania, respeito às diferenças, inclusão social... e bullying ! Paralelamente ao tempestuoso triângulo amoroso – através de tramas paralelas com os amigos e amigas de Pedro, Isabela e Zoé –, as outras questões e temas vão sendo inseridos e incorporados ao cotidiano dos protagonistas. O bullying, por exemplo, é apresentado pelo núcleo de personagens formado por Gabriel, Rafael e Daniel, os Bad Kids, garotos inseguros que fazem de tudo para camuflar suas fragilidades com um comportamento hostil, arrogante e sem limites. No final do livro, as tramas se encontram em um evento cultural na escola, a Festa Verde, onde Pedro e seus amigos montam uma banda de rock: Os Recicláveis!
Os Recicláveis! traz o sucesso da banda formada por Pedro e seus amigos, ganhando espaço fora da escola com suas ideias verdes, baladas e canções pop com temas afinados com o universo da garotada (como as dificuldades amorosas e de relacionamento) e as principais questões contemporâneas (como sustentabilidade, ética, cidadania e inclusão social). Enquanto a banda faz sucesso na Internet e em shows em outras escolas, acompanhamos a história de amor do trio de
protagonistas se complicando e também os desdobramentos das histórias de amor e amizade e relações familiares dos outros garotos e garotas da banda. As discussões de sustentabilidade, ética e comportamento propostas na primeira aventura são aprofundadas e saem do ambiente escolar para a vida dos garotos e garotas fora da escola. Pedro e seus amigos têm de lidar com a maneira nem sempre ética ou ecologicamente inteligente de seus vizinhos agirem em seu cotidiano. Confusão na certa! Assim como as tramas que os envolve, os personagens também amadurecem em suas maneiras de refletir e de interagir com o mundo que os cerca. No terceiro livro da série, Os Recicláveis 2.0! – Tour Brasil 2011, os garotos e garotas crescem um pouco mais e a banda se lança, entre aventuras e desventuras, fazendo shows por algumas das principais cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba... Sempre se metendo em confusão por sua maneira reciclável de ver e de estar no mundo. A cada viagem, uma nova confusão, muita diversão e também a possibilidade de conhecer outros aspectos culturais de cada região do Brasil e como esses aspectos interferem no comportamento dos garotos e garotas!!! Logo no começo da trama, o protagonista Pedro é roubado por um garoto da mesma idade e com o mesmo nome que ele. Depois de refletir sobre isso com outros garotos e garotas da banda e das cidades por onde ele passa, Pedro encontra uma maneira de ajudar o outro Pedro e seus amigos a tentarem se inserir socialmente através da possibilidade de criar (construir) e não roubar (destruir). As histórias amorosas também se complicam! E se reciclam com desfechos surpreendentes! Paralelamente, entre uma viagem e outra, a banda grava o seu primeiro CD, com músicas que em breve estarão disponíveis, na Internet, para os leitores.
Faz parte ainda do projeto cultural dos três livros a montagem da banda Os Recicláveis!, com atores/ músicos (com os mesmos tipos físicos dos personagens) e que farão shows pelo Brasil.


A CAIXA VERDE
tel.: 11 25338118
Toni Brandão
Fonte: www.tonibrandão.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário